top of page

Peixe-remo, conhecido por prever desastres, é encontrado na Califórnia

Foi a segunda vez em poucos meses que o peixe-remo apareceu na região


Peixce-remo encontrado na Califórnia

O peixe também conhecido como regalecus glesne, é um peixe de águas profundas que é apelidado de "peixe do fim do mundo" por conta de uma crença popular japonesa.


Aparições do “peixe do fim do mundo” ocorreram em praias do México e Vietnão, no início de 2024 e atraíu a atenção para este animal marinho gigante de características bastante particulares.


Segundo uma lenda japonesa, avistar o peixe-remo pode significar que algum desastre natural vai acontecer, pois o animal vive nas profundezas dos oceanos e em quase todos os mares do planeta – exceto nos polos. É o que explica a Ocean Conservancy, instituição de defesa ambiental sem fins lucrativos com sede em Washington, Estados Unidos.


No entanto, não existem evidências científicas de que esses animais estejam conectados, de qualquer forma, à ocorrência de terremotos ou tsunamis.



Nova aparição do peixe-remo

O animal foi encontrado por Alison Laferrier, do Instituto de Oceanografia Scripps, da Universidade da Califórnia em San Diego.


O peixe-remo é conhecido como "peixe do juízo final" ou "peixe do fim do mundo" e é considerado um presságio de desastres naturais. A espécie vive em águas profundas e o seu avistamento próximo à superfície é considerado um sinal de situação anormal.


De acordo com uma lenda japonesa, o peixe-remo sobe à superfície quando se assusta com tremores no fundo do oceano. A carne do peixe-remo não é saborosa e não é adequada para o consumo humano.


O peixe-remo de águas profundas foi avistado mais uma vez nas margens de Encinitas, na Califórnia, Estados Unidos. Foi a terceira vez que a espécie foi reatada no estado nos últimos três meses, e apenas a 22ª no último século.


O espécime morto foi então recuperado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional e transportado para o Centro de Ciências Pesqueiras do Sudoeste, de acordo com a publicação.

“Coletamos amostras e congelamos o espécime, aguardando estudo adicional e preservação final na Coleção de Vertebrados Marinhos”, disse Ben Frable, gerente da Coleção de Vertebrados Marinhos da Scripps, na publicação.


Os 3 fatos curiosos sobre o peixe-remo

1. A origem do nome "peixe do fim do mundo” ou “peixe do juízo final": o peixe-remo é chamado assim por sua associação a desastres naturais, especialmente a terremotos. Certas lendas que mencionam o Regalecus glesne estariam ligadas ao fato de serem mais vistos, antes de eventos sísmicos significativos, diz a Ocean Conservancy.


2. O peixe-remo foi visto antes de um enorme terremoto no Japão: entre as aparições que reforçam o mito desse peixe ligado a acontecimentos catastróficos está o fato de ele ter sido registrado em 2011, antes do grande terremoto que também gerou um tsunami. O Sismo e Tsunami de Tohoku, como foi chamado, é o que atingiu o reator nuclear da cidade de Fukushima, conta a entidade norte-americana.


3. O peixe-remo flutua verticalmente: um dos fatos mais curiosos ligados ao Regalecus glesne é ele nadar verticalmente. Como ele é prateado, esse ato de flutuar também funciona como camuflagem, já que ele usa os reflexos da luz na água para não ser visto. Seu tamanho e formato do corpo também explicam porque seu nome está associado a um remo.



Kommentare


bottom of page