top of page

Terremoto de magnitude 7 é registrado na Califórnia e gera alerta de tsunami

Atualizado: 6 de dez. de 2024

Um terremoto gigantesco na costa do norte da Califórnia desencadeou um alerta de tsunami para milhões de americanos.

O terremoto de magnitude 7 ocorreu na manhã de quinta-feira a cerca de 80 quilômetros da costa da Califórnia.

A área da Baía de São Francisco foi informada de que deverá esperar por ondas enormes. Os moradores estão sendo orientados a correr para o interior e se proteger antes que as ondas cheguem.


O terremoto de magnitude 7 ocorreu na manhã de quinta-feira a cerca de 80 quilômetros da costa da Califórnia.

Um tremor secundário foi sentido momentos depois. Moradores testemunharam lustres balançando, piscinas chapinhando e itens caindo das prateleiras depois que o terremoto de magnitude 7,0 atingiu a Califórnia.


O governador Newsom declara estado de emergência

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência em resposta ao terremoto de magnitude 7 na quinta-feira, segundo a CNN. Ele disse que as primeiras avaliações dos danos estão em andamento e que o estado está trabalhando com equipes no local. "É mais um lembrete do estado em que vivemos e do estado de espírito que precisamos levar para a nossa realidade cotidiana", disse Newsom.


Alerta de tsunami cancelado

O Serviço Nacional de Meteorologia cancelou o alerta de tsunami para as áreas costeiras da Califórnia e do Oregon. "Não há perigo de tsunami atualmente nesta área", disse a agência.


Pelo menos 5,3 milhões de pessoas na Califórnia estavam sob alerta de tsunami após o terremoto, disse o Serviço Geológico dos EUA.


Foi sentido tão ao sul quanto São Francisco, onde os moradores sentiram um movimento de rolamento por vários segundos e foi seguido por tremores secundários menores. Não houve relatos imediatos de grandes danos ou ferimentos.



Comments


bottom of page