top of page

Tribo da Indonésia tem olhos azuis devido a uma condição genética rara

A tribo da ilha Buton tem olhos azuis brilhantes devido a uma condição genética hereditária chamada Síndrome de Waardenburg




Imagem: Korchnoi Pasaribu (@geo.rock888)/Reprodução


A Indonésia, localizada no continente asiático, é um dos países mais populosos do mundo, com mais de 267 milhões de habitantes.


Grande parte da população da Indonésia tem cabelos e olhos escuros, a exceção da tribo da pequena ilha de Buton ou Butung, que é um arquipélago na província de Celebes do Sudeste.


O fotógrafo Korchnoi Pasaribu fez registros da tribo e as imagens chamaram atenção nas redes sociais. As fotos mostram nativos com olhos brilhantes de cor azul-turquesa. Durante uma entrevista, Korchnoi disse que conheceu os membros da tribo no ano de 2019. No entanto, só os fotografou em setembro de 2020 acrescentando que estava muito feliz por finalmente tirar suas fotos.


A Síndrome de Waardenburg é uma doença que afeta cerca de 1 em 42 mil pessoas e é caracterizada por deficiências de pigmentação e perda de auditiva. Além de olhos azuis brilhantes, a condição pode causar um único olho azul e outro preto ou marrom. 


Apesar de ser algo aparentemente excêntrico e bonito, a doença pode causar complicações que afetam diretamente as pessoas, como a surdez. De acordo com o fotógrafo, segundo relato dos moradores, a visão deles é ótima, ainda que “o excesso de luz possa causar algumas lágrimas”.




Comments


bottom of page